Review TX3 Mini | Tudo sobre esta TV box

O mercado das TV boxes nunca teve tanta procura como atualmente. Estes equipamentos transformam por completo a forma como assistimos conteúdos na TV. Existem modelos para todos os gostos, carteiras e necessidades. Nesta review da TX3 Mini, vou mostrar tudo sobre uma excelente opção.

Antes de avançar, um especial agradecimento à GearBest, que nos enviou do seu armazém de Espanha um exemplar deste modelo para testes. Chegou em cerca de dois dias úteis pela Nacex. Neste momento de postagem já não está disponível no armazém de Espanha, mas pode mandar vir da loja normal com o método de envio Priority Line.

Review da TX3 Mini

Definimos, para esta review, que iríamos analisar os aspetos de design, especificações, desempenho, relação preço qualidade e ainda apresentar os resultados dos vários testes efetuados.

Design

O formato desta smart TV box é o comum quadrado com uma corte preta fosca. No geral, diria que o único aspeto que a diferencia e destaca é o painel frontal que apresenta várias notificações e estado do aparelho. Este painel não só dá um toque moderno à box Android como também é incrivelmente útil e interessante.

Não me entendam mal, o design é bonito e elegante, mas como segue a linha de várias outras TV boxes diria que não é um ponto a destacar.

Painel da TX3 Mini

Painel da TX3 Mini

Nas laterais temos as várias interfaces disponíveis. Melhor dizendo, duas das quatro laterais, apresentam todas as interfaces desde o HDMI até à porta de Ethernet, mas quanto a isso já falo mais à frente.

Em suma, diria que o aspeto desta TV box se encaixa perfeitamente com qualquer ambiente, especialmente para espaços mais tecnológicos devido ao painel frontal. Algures entre o estilo arrojado, devido à posição e estrutura onde está apoiado o logótipo, e um estilo simplista como o da Xiaomi Mi Box é como defino o estilo da TX3 Mini.

TX3 Mini   Em armazém de Espanha

Nota: O armazém G-W-16 na GearBest representa um espaço que eles tem Espanha. Tudo o que adquirir deste armazém, além de não ter qualquer chatice com a alfândega, chega em até dois dias úteis pelo método de “Expedited Shipping”.

Embalagem Inclui

Neste campo, a TV box trouxe logo tudo o que precisamos para iniciar a review da TX3 Mini.

  • 1 x TX3 Mini
  • 1 x Controle remoto
  • 1 x Cabo HDMI
  • 1 x Cabo de energia
  • 1 x Livro de instruções
Embalagem da TX3 Mini

Embalagem da TX3 Mini

Especificações Técnicas

A TX3 Mini tem duas versões, uma de 8GB de ROM e 1GB de RAM e outra de 16GB de ROM e 2GB de RAM. O modelo que testamos nesta review da TX3 Mini é a versão com mais memória. Estas são as especificações desse modelo.

  • SO: Android 7.1 Nougat
  • Processador: Amlogic S905W
  • GPU: Mali 450 penta-core
  • RAM: 2GB
  • ROM: 16GB
  • Internet: Wi-Fi 2.4GHz e LAN 100M
  • Peso: 120g
  • Dimensões: 10.50 x 10.50 x 1.50 cm

No geral são especificações muito boas, especialmente tendo em conta que estamos a falar de uma TV box acessível.

Desempenho

Em termos gerais, a TX3 Mini não desilude. Para assistir multimédia (filmes, séries, TV, etc) funciona na perfeição graças ao seu processador Amlogic S905W, a GPU Mali-450 e aos 2GB de RAM. Note que existem duas versões, uma de 1GB de RAM e outra 2GB de RAM, eu aconselho sempre no mínimo 2GB de RAM para TV boxes, pois ajuda a ter um desempenho mais fluído.

Ao nível das interfaces disponíveis, temos duas portas USB 2.0, uma porta para microSD, HDMI, uma porta Ethernet, uma AV out e uma SPDIF para saída digital de som. Na verdade, não falta nenhuma que seja muito necessária. Diria que talvez pudesse ter uma entrade Type-C, mas isso ainda nem uma TV box topo de gama como a Beelink GT1 Ultimate tem para já.

Interfaces da TX3 Mini

Interfaces da TX3 Mini

Em todos os testes efetuados nesta review da TX3 Mini, cujos resultados apresentamos mais à frente, a TV box comportou-se muito bem. Claro que com muitas apps abertas ao mesmo tempo nota-se alguma lentidão, mas também estamos a falar de um equipamento a rondar os 30€, por isso não podemos pedir tudo.

Esta inclui por defeito já muitas apps instaladas por defeito como, por exemplo, o Kodi e a Mobdro.

TX3 Mini   Em armazém de Espanha

Para jogos, a TX3 Mini trabalha bem, executa bem os jogos e tudo. Porém, não espere a melhor experiência para jogos mais pesados. O forte da TX3 Mini é mais permitir assistir vídeos, fimes, canais, séries e outros conteúdos de multimédia do que propriamente jogar jogos.

 

Nota: Muito positivo o facto desta TV já trás de origem Mobdro, Kodi e várias outras apps instaladas.

Testes realizados

Durante esta review da TX3 Mini realizamos vários testes e partilho consigo aqui os vários resultados obtidos.

Configuração e interação inicial

Iniciar a TV box não podia ser mais fácil, basta ligar à energia e a qualquer ecrã/TV com entrada de VGA ou HDMI. A interface inicial é bastante fácil de interagir e usar, o que é desde logo uma vantagem.

Quantos às apps que a TX3 Mini trás por padrão já de fábrica, temos a Mobdro, Kodi, Miracast e alguns outros já comuns noutros dispositivos Android. Um aspeto a ter em conta é que nesta TV box, o Kodi designa-se TV Center (é um fork trabalhado pela própria marca).

Instalação de apps pela Play Store

Em termos de Play Store, tudo OK. Funciona na perfeição a instalação com apenas um clique.

Se é um utilizador experiente de TV boxes sabe porque fazer este teste é importante. A verdade é que muitas smart TV boxes vêm rooteadas, na verdade mal rooteadas, e os serviços da Google entre os quais a Play Store funcionam mal. Na TX3 Mini isso não acontece!

Utilização do Kodi e IPTV

Check. Simples e efetivo. Sabemos que a função das TV boxes é essencialmente assistir conteúdos com Kodi e através da internet seja através de apps oficiais como não oficiais, daí que fazemos sempre este teste.

AnTuTu Benchmark

Resultados do benchmark efetuado a 10/04/2018 pela equipa do Crónicas da Bola.

  • 3D –> 1189
  • UX –> 11332
  • CPU –> 10225
  • RAM –> 3043
  • Total –> 25819

Um resultado bastante satisfatório. Nesta gama de preços e em termos de TV boxes, trata-se um valor aceitável e acima da média.

Wi-Fi e LAN

Para estes testes, utilizou-se a app Speedtest da Ookla. Com uma velocidade contratada de 100Mbps, os resultados foram:

  • Wi-Fi (cerca de 1m do router) – 13ms Ping | 36.36Mbps Download | 11.25Mbps Upload
  • LAN – 9ms Ping | 84.13Mbps Download | 10.78Mbps Upload

Resultados satisfatórios. A quebra entre LAN e Wi-Fi era já esperada dada a própria natureza da coneção e ficou nos valores considerados normais.

TX3 Mini   Em armazém de Espanha

Considerações Finais

Após esta review da TX3 Mini, a minha conclusão é que este modelo é bastante interessante. O design é compacto e elegante, o desempenho para assistir conteúdo está excelente e o preço é bem acessível. Se é um topo de gama? Não! Mas também se quiser um topo de gama as opções são duas: Xiaomi Mi Box ou Beelink GT1 Ultimate, literalmente duas excelentes máquinas Android.

Quanto a onde adquirir uma TV box, eu recomendo a GearBest. Loja de confiança, com excelentes preços, métodos de envio especializados e agora até já tem armazéns espalhados pela Europa. Aconselho também a ver as Top 5 Melhores TV Box Baratas. Espero ter ajudado.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós 😀

Tanix TX3 Mini

8.5

Design

8.0/10

Desempenho

8.5/10

Relação preço-qualidade

9.0/10

Pros

  • Painel frontal com notificações
  • Mobdro e muitas apps pré-instaladas
  • Bom desempenho e interface agradável

Cons

  • Não integra bluetooth
  • Não tem dual Wi-Fi
[Total: 1    Average: 5/5]