Vamos dar início a uma nova rúbrica! Todos os meses vamos selecionar os melhores jogadores do FC Porto! Vão contar os golos, as assistências, os minutos em campo e muitas outras estatísticas. As estatísticas serão provenientes do site MaisFutebol.

Então, como é que se portaram os nossos meninos no mês de agosto?

Jogadores do FC Porto mais influentes

Quando se trata de influência, muitas vezes falamos de golos. Normalmente é aí que os resultados se fazem. No entanto, nem sempre um jogador que faz golos todos os jogos é o MVP do mês. Este mês, não é o caso!

Eis as nossas opções:

Aboubakar

Aboubakar entra na frente de melhor jogador do FC Porto de Agosto. Com 253 minutos em campo e 4 golos feitos, é lançado como o melhor. O “problema” aqui, é que Aboubakar fez 3 dos 4 golos num só jogo. Criando assim um défice de influência nos outros jogos. Contando ainda que os golos falhados foram muitos.

Aboubakar Jogador FC Porto

Aboubakar

Marega

Abre-se assim espaço para um “patinho feio” de épocas passadas. Marega! Há jogadores do FC Porto que nunca têm segundas oportunidades, mas Marega não é um deles.

Marega Jogador FC Porto

Marega

A segunda oportunidade que este jogador teve ficou vincada (e de que maneira) no primeiro jogo da época! O Estoril veio ao Dragão, Soares lesionou-se e Marega entrou. 2 golos nesse jogo, muita classe na entrega ao jogo e muita garra! Tornou-se titular e fez quase tantos minutos como Aboubakar, titular indiscutível.

Temos, apesar de tudo, de ter em atenção duas situações. Aboubakar foi decisivo em Tondela, adversário que o ano passado tinha causado moça no FC Porto. Depois de um trabalho de Corona na ala, cruzamento que sobra para Alex Telles, remata diretamente para Aboubakar que faz o golo à segunda. O resultado final foi 1-0. Carimbou aqui a sua influência que não podia ser esquecida, visto que o hat-trick ao Moreirense na jornada seguinte fez o FC Porto vencer por 3-0.

Até agora, tudo bem. No entanto, chegava uma jornada complicada para o FC Porto que ia visitar o estádio do Benfica B, Braga, quero eu dizer, e ia jogar com um fator determinante. O Benfica A tinha perdido pontos nessa jornada. Noutros tempos, ou noutros desenhos, o FC Porto entrava e escorregava também. Igual ou pior. Mas desta vez, foi diferente! Aqui temos de falar de Tecatito Corona!

Corona

Corona Jogador FC Porto

Corona

Jesús Corona é um jogador impecável! Joga com os dois pés, sereno, gingão e nunca se sabe se ele está a querer passar despercebido, como de um momento para o outro abre as hostilidades com um golaço descumunal!

Em Braga, fez um chapéu por cima do defesa e de primeira, sem a bola cair no chão, rematou para o fundo das redes. Mas que golo! Que classe!

Casillas

Casillas Jogador FC Porto

Casillas

Seria de mau grado não dar mérito também a Casillas. Com meia dúzia de defesas gigantes, atirou para fora do barco o seu antigo recorde e elevou a fasquia! Tudo graças também à nossa defesa sólida, onde Ricardo Pereira tem estado impecável.

Brahimi

Brahimi Jogador FC Porto

Brahimi

Brahimi, não me esqueci de ti! O Argelino já fez um golo e uma cambada de dribles que eu já perdi a conta. Não me lembro se deram todos em alguma coisa, mas Brahimi continua a ser uma influência de nome no ataque do FC Porto.

Concluindo, quais são os melhores jogadores do FC Porto do mês de Agosto?

Muitas dúvidas para escolher o TOP 3, especialmente para atribuir o primeiro lugar. Em exibições gerais, de todos os jogos, penso que o primeiro lugar tem de ir para Marega.

Marega, vence o primeiro lugar!

Eu sei, parece absurdo. Mas se analisarmos todos os jogos do FC Porto até à data, não houve jogador tão lutador como ele. Pode não ter grande técnica, mas defende bem, guarda bem a bola e por vezes até ataca bem. Oportunista e também com azar, já mandou no mínimo 1 ou 2 bolas ao poste. Penso que não teve tantas oportunidades como o seu companheiro de ataque, Aboubakar, mas marcou e continua a ajudar a equipa.

O segundo lugar vai diretamente para Corona. Eu sei, porque não atribuir a Abou? Bem, falamos de um jogador que foi a Tondela fazer um jogo impecável, impulsionou a equipa para o golo e chegou ao Benfica B, Braga digo, e fez uma obra de arte! É impossível não atribuir o segundo lugar a um jogador que esteve diretamente ligado a duas vitórias que, noutros desenhos, teríamos empatado.

O terceiro lugar é óbvio. Aboubakar! Sim miúdo, tu mereces! 4 golos, 4 jogos e 156 oportunidades desperdiçadas! Mas não faz mal! Todos erramos. Não tantas vezes, mas acontece. Estarás sempre perdoado nestas condições: na Luz fazer o mesmo que fizeste com o Moreirense, quando recebermos o Benfica A igual, quando recebermos o Sporting e quando formos a Alvalade tens de marcar 2 golos. Só 2? Sim. Não podemos ser egoístas e temos de nos lembrar que o Marega gosta de marcar sempre 3 golos a esses gajos.

Este é então o pódio final:

  1. Marega
  2. Corona
  3. Aboubakar

Não podia acabar a rúbrica sem dar os parabéns a Casillas e dizer: Brahimi, continua assim! Esperem, não era bem isto… Brahimi, continua a fintar bem, mas passa a bola depois de passares por 5683 jogadores! Obrigado!

[Total: 4    Average: 5/5]