Defesa blindada, Danilo na calha

Defesa blindada, Danilo na calha mas eu preferia que não!

Vamos lá ao clássico mais clássico do futebol português numa taça nunca antes vista com tanta audiência e assistência como agora! Entramos na final four (até o nome é excitante de se dizer) da Taça da Liga! É verdade, a Taça mais desprezada está pronta para entrar no museu do FC Porto. Pelo menos, é o que Conceição quer. Mas vamos ao que EU quero como adepto e entusiasta do futebol.

Defesa à prova de Jonas e mais pistolas

Está definida a defesa do FC Porto. Militão encostou na direita mesmo com os seus pés fantásticos virados para a lua em termos de cruzamentos, Pepe juntou-se a Filipe e Alex Telles não se assusta com Manafá. Sim, tem acento e alguém que diga isso ao jornalista que decidiu dizer Manáfa (como se lê) durante a conferência de imprensa de Conceição. Um à parte apenas, peço desculpa.

Voltando ao que interessa, temos uma posição marcante e em Chaves a exibição foi mesmo à exibicionista. Não fosse um pénalti meio meio e o FC Porto teria voltado às goleadas sem sofrer golos.

No entanto, e depois de uma grande exibição até a nível de meio campo, impõe-se a questão primordial da equipa do FC Porto. E Danilo? Esta questão irrita-me. Danilo traria uma posição de setor recuado e mais uma porta blindada. Porém, sendo Herrera capitão, onde estaria Óliver na criação de espaços e inteligência a distribuir jogo? Brahimi é candidato ao banco, mas… já se sabe o que Conceição acha dele.

Será Danilo boa opção?

Caso esteja apto, a minha opinião é que Danilo não seria opção. Brahimi também não. Mas a verdade, é que as opções que temos a nível de extremos deixam muito a desejar. E Fernando Andrade ainda não é um Soares. Nem um Brahimi. No entanto, eu arriscaria.

Ter Brahimi e Danilo no banco são trunfos fortíssimos para um jogo único. Porque uma equipa que constrói e faz jogar, como o FC Porto tem feito, demonstra uma enorme capacidade de aguentar o poderio atacante que o Benfica julga ter. Quanto mais bola se tem, menos a outra equipa ataca. O FC Porto de Óliver é isso. Circulação rápida e inteligente com uma atitude agressiva na recuperação. Mais energética e mais eficaz. Herrera transforma-se a jogar ao lado do pequeno espanhol. Eu arriscaria jogar assim, e também preferia Casillas na baliza e esquecer um pouco as regras das taças. Vaná não é o elemento certo para a baliza. De todo.

A única coisa que eu peço, é que se o Danilo jogar de início, estejam atentos. E vejam que não ganhamos o meio campo em termos produtivos. Nem há ideias. Se o Benfica se fechar, ficamos sem sistema para jogar com eles. Arriscar-me-ia a dizer que íamos acabar por perder em pénaltis. Mas como eu sei que Conceição dá ouvidos ao sócios e adeptos, Conceição aqui está a tua equipa de amanhã:

  • Casillas;
  • Militao, Felipe, Pepe e Telles;
  • Óliver, Herrera e Sérgio Oliveira;
  • Corona, Marega e Soares.

PS: acabei de me lembrar que há uma regra estúpida de ter jogadores tugas no onze e mais qualquer coisa da formação? Podemos dizer que Marega é da formação de Conceição. Sem ele, não era ninguém.

Quiz do SL Benfica vs FC Porto

Este é um quiz simples, rápido e divertido de fazer. Tem cinco perguntas com curiosidades e aspetos interessantes sobre o jogo que acontece hoje pelas 19:45h no Estádio Municipal de Braga.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe! E deixe o seu like no nosso Facebook! É muito importante para nós. Além disso, pode também, se desejar receber as crónicas em primeira mão, subscrever a newsletter (não fazemos spam).

[Total: 2    Average: 5/5]