Eu não sou adepto de créditos. Prefiro jogar pelo seguro, gastar o que tenho, poupar o que posso. Se quero algo que vai além das minhas possibilidades, poupo durante um período de tempo e depois faço uma surpresa a mim mesmo! Aquelas pequenas brincadeiras que trazem uma satisfação fora do normal.

Agora, o que acontece a todos que usam créditos e ficam endividados? Normalmente, há hipotecas de bens. Ficam numa crise pessoal e são raras as vezes que se conseguem safar. Normalmente afunda-se a si, e aos seus. O que é que isto quer dizer? Que a justiça de Portugal às vezes resulta. No entanto, há situações e diversas diferenças sociais que podem fazer milagres. Inclusive pôr o Estado numa situação de cão bem-educado, assumindo que comeu os trabalhos de casa do filho do dono. É raro, quase improvável, mas aconteceu. Com quem?

Dívidas do SL Benfica e do Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira é um dos maiores devedores do Novo Banco. Nem vou falar das quantias absurdas que estão por de trás deste senhor. Mas também há dívidas no BPN, ou havia. Vieira estava a ser investigado, juntamente com um sócio do Benfica por alegados negócios fraudulentos que prejudicaram o BPN. Uma dívida avaliada em 17 milhões de euros. Coisa pouca, comparando com a dívida do Novo Banco.

E se fosse eu? Teria os meus bens no banco, a minha casa, o meu carro, a minha roupa, o meu pescoço,… Mas como não sou eu, porque cumpro com os meus deveres financeiros, tenho direito a pagar tudo e mais alguma coisa ao Estado! Aposto que queriam este privilégio! Até Vieira queria! Quis tanto, que teve uma prenda enorme! Viu os seus 17 milhões de euros a serem arcados pelo Estado! Invejosos?

Não é para todos. O clube do regime e o seu presidente são vistos como uma locomotiva. Também já falei sobre esse assunto (AQUI). No entanto, o Dragão está pago. Óliver está pago. Até Depoitre está pago! Pinto da Costa é cabeça de cartaz em assuntos financeiros. Dizem que o FC Porto está “todo minado” e que não há controlo nenhum sobre quem recebe comissões. Tem prejuízos, é um clube que está anos atrás do Benfica em termos de gestão,… Inacreditável. Como é que o FC Porto ainda não desceu de divisão?

Não convém bater no ceguinho. O Estado vai continuar a usar um cão-guia. A ajudar os menos abnegados. A contradizer-se. A passar uma imagem querida e fofa de um clube, que no final de contas, é apenas isso: uma dívida gigante gerida por um presidente ainda mais endividado. Querem ser iguais? Protegidos? Cartão de Sócio do Benfica, dois ou três anos de investimentos no SL Benfica e estão à vontade para gastar milhões. O Estado assume!

[Total: 6    Average: 4.2/5]